Páginas

Reflexão sobre a Eutanásia

A eutanásia tem sido um assunto muito comum nos últimos tempos. Pessoas vêm sendo cada vez mais desmotivadas. As pessoas parecem que se amam menos, algumas chegam ao suicídio.
Entretanto, cada Igreja e religião com suas doutrinas e pensamentos á respeito do assunto. Mas que me importa mesmo é acreditar que todos têm direito a vida e eu acredito que só Deus tem o direito de tirar, quando ele bem quiser. Qualquer ser humano tem o direito de morrer com dignidade. Independente de religião ou não ninguém deve decidir pela vida de ninguém. Ninguém deve interferir no ciclo natural das coisas, pois ai que surge a questão de quem é que vai prever o futuro sabendo se a pessoa vai melhorar ou não.
A vida é um processo que não para começa na concepção e vai até a morte natural, creio que assim também ocorre com a desvalorização da vida humana que do mesmo jeito quando começa vai até o fim. Para muito a eutanásia é uma questão de compaixão a quem está sofrendo. Procurando não só eliminar o sofrimento físico, mas também a carga emocional e financeira dos familiares.
É por isso que hoje se fala em eutanásia, quando no passado havia apenas o suicídio que é uma decisão pessoal, a eutanásia se torna uma imposição da sociedade. Consiste em olhar para a vida de uma forma utilitária, com base numa concepção egoísta e em critérios apenas econômicos sendo se uma vida não útil e também não sendo produtiva, se não proporciona todo o prazer então não tem razão de ser.
Portanto eu acredito na vida e dou ênfase nela. Uns podem eliminá-la como se elimina um automóvel velho ou sem conserto. A grande questão da eutanásia não consiste somente em se cada pessoa pode, ou não, ter a liberdade de escolher o seu destino. E também não reside em se uma pessoa pode pedir a outra que a mate, mas sim nos outros, nos que estão convencidos de que ainda vão ficar aqui muito tempo e se acham no direito de construir uma sociedade com regras que lhes parecem mais perfeitas do que as da natureza, livres de quaisquer critérios e valores que não sejam os econômicos e os do bem estar.
A medicina sabe tirar a dor, pior é a solidão e o abandono. Isso é que é difícil de suportar. Bastaria que todos os que estão à volta do doente olhassem para aquela vida sem egoísmo.



Seguidores