Páginas

Apostasia: causas, sinais e como evitar esse mal?


Apostasia é uma palavra grega (απόστασις-apóstasis) que significa, abandono da fé. Pode ser traduzida também para: rebelião, revolta ou "estar longe de". Sinais de apostasia podem ser encontrados em: orgulho e vaidade; soberba; falta de certeza e confiança; incredulidade; desânimo; falta de confissão de pecados; preguiça e negligência; o amor pelo mundo e suas paixões passageiras (Demas, em 2 Timóteo 4.10); falta de submissão ao anjo da Igreja; pessoas em ministérios  da igreja levando vidas perversas (Jeremias 23.15; 1 Samuel 2.12-17); divisões na igreja e muito mais.

Na carta aos Romanos no capítulo 16, versos 17 e 18 Paulo diz o seguinte: "17 Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes [o ensino do Cristo], e que os eviteis. 18 Pois homens dessa sorte são escravos, não de nosso Senhor Cristo, mas de seus próprios ventres; e, com conversa suave e palavras elogiosas seduzem os corações dos cândidos". Durante toda sua vida com Cristo o apóstolo Paulo levava a mensagem de Jesus relatando e alertando sobre sua volta.

Em tempos atuais quase não ouvimos ministrações acerca da volta de Cristo. Sabemos que todos os dias devemos estar preparados para subirmos com o Pai celestial que nos buscará sobre as nuvens. A apostasia tem tomado conta da terra. E cada vez mais tem surgindo o pensamento egoísta, ou seja, quase ninguém pensa e ama o próximo como deveria ser e fazer.

A segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 3 descreve exatamente aquilo que é a apostasia. Paulo ali descreve ainda sobre as causas da apostasia e o que nós cristãos devemos fazer e as pessoas que devemos ser frente a esta questão.

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra".  2 Timóteo 3.

Queridos com força, fé e coragem, alicerçados na Palavra de Deus possamos estar atentos e firmados de forma que não sejamos enganados por falsos profetas. E que nossos ouvidos espirituais estejam atentos a voz divina. 

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1 Timóteo 4:1-2).   Neste texto Paulo declara a ocorrência da apostasia nos últimos dias segundo O Espírito de Deus informou a ele, diz ainda que a afirmação é expressa como uma séria advertência à humanidade cristã. (Luis Henrique L’Astorina,1997). Todo o capítulo de Mateus 24 nos leva a refletir sobre o final dos tempos. Ali fala de guerras, doenças, discórdias e principalmente sobre a apostasia. A advertência que o apóstolo Paulo nos dá em todas suas cartas é basicamente acerca das palavra s de Jesus neste texto de Mateus. "... Acautelai-vos que ninguém vos engane... E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. (Mateus 24.4 e 12.) 

Aqui Jesus nos alerta a vigilância. A vivermos compromissados servindo Teu Reino. Que estejamos atentos aos ensinamentos da palavra de Deus. E que estejamos atentos Jesus irá voltar! Virá nos buscar a sua noiva lavada e redimida pelo Teu sangue. Nos apressemos em levar  as boas novas de Jesus.







Seguidores