Páginas

O Cristão tem que pagar o preço?


Quando usamos a expressão "pagar o preço" estamos muitas vezes utilizando como figura de linguagem, força de expressão. Provavelmente as pessoas, principalmente cristãos indagam o fato de Jesus Cristo já ter pago qualquer preço na cruz do calvário. A expressão "pagar o preço" é muito usada no mesmo sentido em que o Senhor e os apóstolos usaram para: a fé, renúncia, aflições, tomar a sua cruz, tribulações, paciência, confiança, obediência, oração, jejum e estudo da Palavra. Fazer a nossa parte e aceitar com fé  aquilo que for a vontade de Deus.
 Conforme Marcos 8:34 seguem exemplos cujo princípio bíblico enfatizando é acerca do cristão também ter sua parte a pagar para receber a salvação de Jesus Cristo e fazer a diferença na terra. 
“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”.
1º.  Desejar seguir após Cristo.
2º.  Negar-se a si mesmo.
3º.  Tomar cada dia a cruz.
Jesus delegou toda autoridade para que por meio dEle possamos fazer discípulos para Ele. Só discípulo é quem faz discípulo. A ordem do IDE não foi dada às multidões, mas aos discípulos, porque só discípulo faz discípulo. Se você não é discípulo não pode fazer discípulo, porque não tem autoridade para fazê-lo.
O Mestre foi obediente em tudo, ao ponto de entregar-se por aqueles que o Pai amou. Ele viveu proclamando a mensagem do Pai para a humanidade, e se preocupou em deixar homens discipulados para continuarem o Seu ministério.
Seguir após Cristo é aceitar tudo que Ele ensinou e fez. É pisar em suas pegadas, mesmo aquelas que foram sofridas. Quem estiver disposto a seguir a Jesus deve olhar para o que Ele fez e ensinou, e fazer igual.
O discípulo é alguém que procura ser tudo o que o Pai, Deus, deseja que seja. Assim fez Jesus, tudo o que Seu Pai desejou que fizesse. A conduta do discípulo de Cristo é baseada no que o Senhor fez, por isso não pode caminhar por si, mas após Cristo. Há um preço a ser pago para seguir a Cristo, que você precisa calcular cuidadosamente antes de se comprometer com Ele.
O negar-se a si mesmo implica em esquecer-se dos seus próprios interesses. Seguir a Cristo pode ser opcional, mas negar-se a si mesmo é condição para segui-lo.
Negar-se a si mesmo é muito mais do que abrir mão de coisas importantes, isto faz os não-cristãos. Não é uma mera disciplina para auto-controle. É muito mais radical. É dizer sempre “sim” para a vontade de Deus e dizer “não”ao “ego”. Negar-se a si mesmo é colocar Jesus em primeiro lugar em sua vida. É olhar para Cristo não tendo dúvida de quem vai prevalecer: Jesus. É manter-se fiel e obediente à Palavra de Deus, custe o que custar.
Não existe forma de pagar o preço sem tomar cada dia a sua cruz. Não existe discipulado sem cruz. Todo discípulo de Jesus não se esquiva da cruz. Ela é um instrumento do cristão autêntico.
Quando o corpo de Cristo foi ferido na cruz, ele recebeu a aprovação do Pai, e esta aprovação foi passada a nós. Somos aprovados por Deus pela cruz, e nela recebemos o Seu poder. Creio que o que estamos colocando neste estudo, é uma revelação de Deus aos nossos corações. Não existe discípulo de Cristo que não carrega a cruz. E carregar a cruz, é assumir todas as suas implicações. É carregar a sua mensagem com seu efeito poderoso trazendo libertação nas vidas das pessoas que contatamos. Todo aquele que segue Jesus, fala da Palavra da cruz, que é a sua mensagem.
Hoje estamos vivendo tempos em que a igreja supostamente de Cristo caminha num caminho criado para sua própria conveniência, deixando para trás aquilo que Jesus ensinou.
Deus tem nos levado a entender que existe um preço alto para seguir os passos de Cristo. Para Ele não foi nada fácil atender, na íntegra, a vontade do Pai. Custou a sua angústia, o seu sofrimento, o seu sangue, a sua vida para demonstrar o quanto Deus nos amou.
Não existe amor sem responsabilidade, sem dor. Amar, muitas vezes, dói quando temos que olhar o outro e perdoar as suas ofensas. É por isso que o apóstolo Paulo nos diz que “o amor tudo suporta,... tudo sofre...”. (I Coríntios 13). O amor nos dá esperança de vermos o ofensor restaurado. Para o mundo secular isto é loucura, mas para Deus é o seu poder transformador em ação.
O ministério discipular é aquele que caminha com os olhos em Cristo. Não há discípulo verdadeiro que não se espelhe no Seu Mestre. Ele é o nosso padrão de vida no Reino de Deus.
Como sabemo o preço da nossa salvação foi pago na cruz pelo Senhor Jesus Cristo. E com certeza foi um preço que nós jamais poderíamos pagar. Por amor de Cristo somos entregues à morte todos os dias e levados como ovelhas ao matadouro. E são nessas situações que o Senhor nos ensina muito.


Seguidores